BEIJOS HISTÓRICOS
-Muito mais tarde, em 1980, a enfermeira foi identificada como Edith Shain. Aos 62 anos, ela enviou uma carta ao fotógrafo, dizendo: “Nunca assumi publicamente porque podia colocar-me numa posição poA foto foi publicada na revista americana Life, que à época tentou identificar o marinheiro também. Não conseguiram, pois 11 candidatos se apresentaram e todos poderiam estar falando a verdade: naquele dia, vários marinheiros festejaram beijando garotas que encontravam pela frente! uco digna. Mas agora os tempos mudaram”.
Recentemente um teste de biometria realizado por Lois Gibson, especialista forense que desvendou mais de cem crimes, revelou que o homem da foto é Glenn McDuffie. Glenn, que tinha medo de morrer antes de ter sua identidade confirmada, conta que esperava o metrô quando ouviu a notícia do fim da guerra: “Fiquei tão feliz que saí para a rua, quando vi a enfermeira, corri para ela e beijei-a”, declarou. Eles não trocaram palavra.
Dez homens diziam ser o marinheiro da foto tirada no dia em que os Aliados celebravam a vitória sobre o Japão (15 de Agosto de 1945), mas através deste estudo as dúvidas foram finalmente dissipadas.
Segundo Lois Gibson, polícia de Houston, o homem por trás do mistério é Glenn McDuffie. Um veterano de guerra de 80 anos que, durante anos, tentou provar ser o autor do beijo e que se encontra, actualmente, a lutar contra um cancro dos pulmões.
«Não podia estar mais feliz», disse McDuffie ao The Times. «Pensei que ia morrer antes de resolver esta questão. Era o meu maior medo», acrescentou.
McDuffie referiu-se também aos outros homens que reivindicavam a autoria do famoso beijo. «As pessoas diziam que eu não estava a dizer a verdade, que eu era um mentiroso. Todas as pessoas que reclamavam ser o marinheiro… levem-nos a fazer um teste do polígrafo», afirmou o marinheiro.