Behaviorismo
As ideias psicológicas eram multifacetadas e foram sendo criadas em vários países da Europa e também nos Estados Unidos. Eram influenciadas pela sociedade e pela cultura de cada país e, tinha-se esperança que solucionaria os problemas humanos.
A Psicologia, nas suas origens, tinha como concepção que a alma era parte imaterial do ser humano. Reunia os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação, a percepção e o pensamento.
A Psicologia foi constituída sob duas perspectivas: uma, no experimental, baseada nos estudos dos processos elementares da consciência, outra, enfocando o estudo das produções da mente coletiva. Desde o início, a Psicologia se configurava como um espaço de dispersão do pensamento psicológico, ocupando um espaço intermediário entre as ciências da natureza e as da cultura.
No início do século XX, a Psicologia, ao tornar-se ciência, passou a definir seu objeto de estudo, delimitar seu campo de estudo, formular seus métodos de estudo do objeto e formular teorias.
Dentre as teorias e sistemas que marcaram a primeira metade do século XX destacam-se o Estruturalismo, o Funcionalismo, o Behaviorismo, a Psicologia de Forma e a Psicanálise.
Esse trabalho apresentará as principais características do Behaviorismo.
1. O Behaviorismo
A maior escola de pensamento americana surgiu no início do século XX, sendo influenciada por teorias sobre o comportamento e fisiologia animal. A tradução da palavra inglesa behavior é "comportamento", portanto, o foco de estudo do comportamentismo ou comportamentalismo é o comportamento observável, e o condicionamento é o método utilizado nesta escola. Foi fundada por John B. Watson, que acreditava que o controle do ambiente de um indivíduo permitia desencadear qualquer tipo de comportamento desejável. Traz do funcionalismo a aplicação prática da psicologia; o