História da educação e da pedagogia
È de grande importância a História da Educação e da Pedagogia a formação pedagógica. Porque para que possamos resolver os problemas atuais, é preciso entender o que aconteceu no passado como, onde e porque começou o problema. Com isso o professor tem uma noção do que aconteceu no passado da educação e sua trajetória em várias épocas. Estudar Historia da Educação ajuda na formação de professores críticos, de uma visão ampla, que não ficam restritos ao ambiente escolar, mas sim passam a enxergar a escola como parte da sociedade e em que ela é afetada ou pode ser melhorada.
A partir do momento em que estudamos a história passamos a entender porque a educação passou a ser como é hoje, o que mudou e porque mudou.
Conhecemos as dificuldades que a educação enfrentou, nos diferentes períodos históricos e que refletem no momento atual. Com isso aprendemos que podemos mudar o futuro. Formando cidadãos críticos e formadores de opiniões. ETAPA 1
Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo
A história é a interpretação da ação transformadora do homem no tempo. A pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural.
O trabalho que seria a ação transformadora do homem sobre a natureza, modifica também a maneira de pensar, agir e sentir, de modo que nunca permanecemos os mesmos ao fim de uma atividade, qualquer que ela seja. É nesse sentido que dizemos que, pelo trabalho, o homem se autoproduz, ao mesmo tempo em que produz sua própria cultura.
Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudanças. Ou seja, estamos inseridos no tempo: o passado não está morto porque nele se fundam as raízes do presente, pensar no passado então não é um exercício de saudosismo, curiosidade ou erudição. Se formos seres históricos nada escapa a dimensão do tempo.
A História da educação no Brasil não é uma história difícil de ser estudada e compreendida. Ela evolui em