Behaviorismo
UCSAL
Universidade Católica do Salvador
O BEHAVIORISMO
O Estudo do Comportamento
Daiane Nascimento
Luana Muniz
Gilsimar Oliveira (Ausente)
Andrea Souza (Ausente)
Salvador
2013
RESUMO DO TEXTO
O BEHAVIORISMO
Resumo do Texto “O BEHAVIORISMO” / Estudo do Comportamento / Psicologia / Curso de Direito / Turma 51 / UCSAL / Prof.° Francisco Formigli.
BEHAVIORISMO
O ESTUDO DO COMPORTAMENTO
“A escolha é clara: ou não fazemos nada e permitimos que um futuro miserável e provavelmente catastrófico nos alcance, ou usamos nosso conhecimento sobre o comportamento humano para criar um ambiente social no qual poderemos viver vidas produtivas e criativas.” Skinner, B.F. (1978, p.66).
John B. Watson, americano, em seu artigo publicado em 1913, inaugurou a expressão “Behaviorismo” como um ramo da Psicologia. Em inglês, o termo significa “comportamento”, o que hoje, denomina o estudo do comportamental, vez que, este é visível, logo de fácil observação. Contudo, este ramo da Psicologia, ainda engloba outros nomes tais como: teoria comportamental, análise experimental do comportamento, análise do comportamento, dentre outros.
Dentre os aspectos apontados por Watson, dentro do ramo comportamental, o meio em que o indivíduo está, deveria ser objeto levado em consideração ao observar as variáveis do seu comportamento. Com isso, o chamado pai do Behaviorismo, objetivava uma abordagem psicológica livre de conceitos mentalistas ou métodos subjetivos e, ainda mais além, que fosse capaz de prever ou controlar.
Destarte, essa interação do indivíduo com o meio, é a vertente em que os Behavioristas atuais se baseiam, por acreditarem que as respostas dos indivíduos são provenientes dos estímulos oriundos do ambiente.
Ao suceder Watson, B.F. Skiner, é a grande influência dos profissionais psicólogos dos Estados Unidos e do mundo, inclusive do Brasil, por defender que a formulação do comportamento é operante, e com isso, usou a análise