behaviorismo
Privação - Processo de redução da disponibilidade de um reforçador que aumenta a probabilidade de ocorrência de comportamentos que produzem esse estimulo.
Exemplo Efeito da Privação: Você quer fazer seu cachorro entrar na banheira, mesmo ele não gostando de tomar banho. Solução: Colocar um pequeno biscoito canino na banheira.
Fuga – Interrupção de uma estimulação aversiva por uma resposta. Na fuga o comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento. O condicionamento por fuga é comum na vida diária. Na presença de uma luz forte, aprendemos a fugir da intensidade da luz fechando os olhos ou cobrindo as pálpebras com as mãos. Quando uma sala está muita fria, fugimos da baixa temperatura vestindo um agasalho
Esquiva – Prevenção de uma estimulação aversiva por uma resposta. É um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o individuo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estímulo.
Reforço Positivo – Aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença de uma recompensa. Alimentos para um sujeito dados após ele responder com determinado comportamento pretendido.
Reforço Negativo - É todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que remove ou atenua. Ele permite a retirada de algo indesejável. Portanto, o seu registro é a ausência de um estímulo que cause desprazer após a resposta pretendida Choques elétricos que cessam após o sujeito responder com um determinado comportamento pretendido