Behaviorismo
1. Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
R: Foi fundado pelo americano John B. Watson. O termo inglês behavior significa “comportamento”; por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo — e, também, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.
2. Para os behavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado?
R: Behavior" significa "comportamento" e ele definiu como: "Um ramo experimental e puramente objetivo da ciência natural. A sua meta é a previsão e controle do comportamento...".Para Watson, o comportamento era o objeto da Psicologia. O sentido de "Behaviorismo" foi sendo modificado com o passar do tempo e hoje já não se entende o comportamento como uma ação isolada do sujeito, mas uma interação entre o ambiente e o sujeito.
3. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?
R: O "Behaviorismo" passou a se dedicar ao estudo das interações entre o sujeito e o ambiente, e as ações desse indivíduo(suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
4. Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?
R: Watson é B. F. Skinner (1904-1990).
5. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos.
R: O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de “não-voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplo, podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas “lágrimas de cebola” .
6. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo. R: Esses comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam