Behaviorismo
Psicologia da personalidade
São Luis-Ma
2012
BEHAVIORISMO
Ciências do comportamento, dentro da psicologia tendo finalidade compreender o comportamento para poder prevê-lo e até modificá-lo, quanto necessário. Seus estudiosos tem sido chamados comportamentistas ou behaviorista, pois em inglês a palavra correspondente a comportamento é behavior. Tem como primeiro psicólogo o cientista americano Jonh B.Watson, em 1912.
De acordo com essa escola o comportamento tem sido definido como “o conjunto das reações ou respostas que um organismo apresenta às estimulações do ambiente”. Onde todo o organismo está continuamente recebendo estimulações do ambiente e reagindo a elas. Com isso os cientistas afirmam que o organismo vive em um constante processo de interação com seu ambiente. As relações que mantemos com o mundo que nos rodeia são de dar-e-receber. Recebemos inúmeras estimulações e damos respostas a elas.
As premissas básicas do behaviorismo de Watson eram simples, diretas e ousadas. Ele buscava uma psicologia científica que lidasse exclusivamente com os atos comportamentais observáveis e passíveis de descrição objetiva, por exemplo, em termos de "estímulo" e "resposta". Além disso, a psicologia de Watson rejeitava qualquer termo ou conceito mentalista. Na sua visão, palavras como"imagem", "sensação", "mente" e "consciência" adotadas desde a época da filosofia mentalista.
Watson afirmava que a consciência não tinha o menor valor para a psicologia do comportamento, rejeitando veemente esse conceito. Além disso, alegava que ninguém jamais "havia visto, tocado, cheirado, experimentado ou transferido de um lugar para outro a consciência. A sua definição não passa de mera suposição tão improvável quanto o conceito de alma". Desse modo, a introspecção, que pressupunha a existência do processo consciente, era irrelevante e sem valor para a ciência do comportamento.