beckman
A revolta de Beckman ou Bequimão foi um fato que ocorreu no Estado do Maranhão em 1684, devido à situação miserável que ocorria na capitania deste Estado, sendo considerado pela historia um movimento nativista liderado por Tomas Beckman, que tinha como objetivo acabar com a companhia de comércio do Maranhão que detinha o monopólio comercial onde se aumenta o lucro da metrópole e diminuía o lucro dos colonos, expulsar os jesuítas que eram contra a escravidão dos índios e obter mais autonomia, ou seja, o motivo real da revolta era a falta de mão de obra que prejudicava os senhroes de engenho. Os escravso negros quase não chegavam ao Maranhão e os índios não podiam ser escravizados
Ele se deu principalmente pela criação este trabalho procuramos analisar a conjuntura histórica da segunda guerra milhões de pessoas.
Explode a Revolta
Durante alguns meses os revoltosos se preparam, eram na maioria senhores de engenhos e comerciantes locais sem a participação do povo e no dia 24 de fevereiro de 1684 uma sexta-feira onde se comemorava o dia de Nossa Senhora dos Passos, toma de assalto os armazéns da companhia de comércio do Maranhão e no dia seguinte parte para depor o Governador Francisco de Sá Menezes (alguns historiadores dizem que na verdade os revoltosos fora para a residência do Capitão-mor Baltasar Fernandes), onde Bequimão que foi aclamado lider da revolta da ordem de prisão ao Governador ou Capitão- mor, e o deixada em prisão domiciliar sendo vigiado pela sua própria esposa, no sentido de humilha-lo.
Os jesuítas receberam ordem para deixar o Maranhão.
Consolidação da Revolta
No dia seguinte a revolta estava consolidada com a deposição do Capitão-mor, do Governador e a extinção da Companhia de Comércio que foram fechados e a expulsão dos Jesuítas da Companhia de Jesus.
. Foi enviado um emissário dos revoltos á Corte de Portugal, para negociar e demonstrar as autoridades portuguesas que o movimento era justo e que ele não