bebidas energéticas
Nesta pesquisa você poderá entender como funciona e como deve ser feito o uso de bebidas energéticas, essas que são tão ingeridas em festas e mal sabem os consumidores dos problemas que podem estar acarretando para a sua saúde. Também verá sobre bebidas repositórias, os males e benefícios a saúde que esses isotônicos podem causar e quando são indicados. O que são as bebidas energéticas e como agem:
384429041910Bebidas energéticas, geralmente, possuem em sua composição, carboidratos, taurina, glucoronolactona, cafeína, Inositol e vitaminas.
Taurina: atua na contração do músculo cardíaco, pode criar uma sobrecarga física para o miocárdio. As pesquisas ainda são vagas, sendo que especialistas também acreditam que a substância age como antioxidante muscular, diminuindo os danos causados por longas horas de exercícios.
Glucoronolactona: auxilia nos processos de eliminação de toxinas, age como um desintoxicante, diminuindo a fadiga e melhorando a performance.Cafeína: melhora o desempenho físico e cognitivo, pois aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e no sistema nervoso central, mas o consumo exagerado pode causar tremores, desordens do sono e problemas gastrointestinais.
A união desses componentes resulta em uma bebida agradável ao paladar e que proporciona energia e ausência de sono para diversas atividades: desde horas extras de estudo à maior disposição para curtir uma festa. Uma única latinha é capaz de garantir esses efeitos por até três horas, dependendo do organismo da pessoa. Assim, não é difícil compreender o porquê de seu consumo, entre 2006 e 2010, ter aumentado mais de 300%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR). Perigos desse tipo de bebida:
Apesar desses efeitos de ausência de sono, os energéticos devem ser consumidos esporadicamente e com moderação, já que mascaram a fadiga do indivíduo, provocam insônia e podem aumentar