Bebidas Caf S
Usavam-se engenhocas de madeira (moendas) movidas por animais, pelos escravos ou pela força da água.
2- Quais os dois tipos de bebidas destiladas que eram obtidos da cana de açúcar?
Eram obtidos dois tipos de bebida destilada: uma provinha do caldo de cana fermentado e se chamava aguardente de cana; a outra era obtida a partir do que restava nas caldeiras dos engenhos e era chamada aguardente de mel ou cachaça
3- Porque a cachaça se tornou símbolo dos ideias de liberdade?
Porque o Rei D. Afonso VI suprimiu a proibição em 1661, mas logo vieram as taxações. Em 1756, os impostos de comercialização da aguardente contribuíram para a reconstrução de Lisboa, abatida por um grande terremoto. Existia também o subsídio literário imposto à produção da bebida, destinado às faculdades na Corte. Como conseqüência, a bebida se transformou em verdadeiro símbolo dos ideais de liberdade junto aos Inconfidentes e outros movimentos revolucionários.
4- Qual a estimativa de trabalhadores e produtores de cachaça hoje no Brasil?
Estima-se que existem atualmente no Brasil mais de um milhão e meio de trabalhadores ao redor da bebida, cerca de 40 mil produtores e cinco mil marcas disponíveis para o consumo. 5- Sabe-se que a cachaça é a bebida mais consumida no Brasil na forma pura ou misturada. Como é o modo de produção?
O modo artesanal utiliza o fermento natural4 presente no caldo da cana e leva cerca de 24 horas para completar-se. Costuma-se acrescentar fubá, milho moído cru ou tostado, farelo de arroz e suco de limão ao caldo para auxiliar o desempenho do fermento.
6- Como deve ser lavado o alambique?
O alambique tem de ser lavado com água e caldo de limão.
7- Porque a cachaça é considerada patrimônio histórico no Brasil?
Inicialmente produzida através de tecnologias rústicas e saberes do povo, a cachaça é hoje objeto de pesquisa científica, inovação tecnológica e faz parte de programas de exportação do Governo Federal.