Beauveria bassiana aplicada como entomopatógeno
Beauveria bassiana é um tipo de fungo encontrado no solo, que tem alto potencial para causar doenças em insetos, agindo como parasita. É considerado um importante agente entomopatogênico para o controle de formigas cortadeiras. B. bassiana é um fungo reconhecidamente entomopatogênico (CARDOSO et al. 2011 apud Domsch et al.1980).
Estudos realizados no Brasil relacionados à utilização do fungo B. bassiana, ainda não obtiveram resultados satisfatórios. Alvez e Sosa Gomes (BOARETTO, et al. 1997 apud 1983) afirmam que a ocorrência desse fungo em rainhas Atta sexdens rubropilosa, provoca morte em operárias em condições de laboratório. No campo em uma floresta de Eucaliptos grandis, a utilização de iscas com B. bassiana para o controle de Acromyrmex spp obteve resultados relevantes (BOARETTO, et al. 1997 apud Diehl- Fleig et al 1992).
As formigas como insetos sociais reconhecem agentes patogênicos, e emitem reações comportamentais de defesa (BOARETTO, et al. 1997 apud Kermarrec et al 1986); sendo assim, Specht et al.(BOARETTO, et al. 1997 apud 1993) desenvolveu iscas de B. bassiana, compostas com extratos de Havenia dulcis e Aleurites fordii, e testaram a atratividade das mesmas para colônias de Acromyrmex crassipinus, A. heyeri e A. striatus. As iscas mostraram-se extremamente atrativas e eficientes, sendo carregadas por A. striatus e A. crassipinus, embora não o tenham sido por A. heyeri.
Em um trabalho realizado no realizado no Laboratório de Insetos Sociais – Praga, do
Departamento de Produção Vegetal, no setor de Defesa Fitossanitária da Faculdade de
Ciências Agronômicas (FCA), UNESP; foram coletadas 500 rainhas de Atta sexdens rubropilosa, no período de revoada em 2007 e 2008, totalizando 1000 espécimes. As rainhas foram mantidas em potes de vidro transparentes e fechados, contendo gesso e interligados por tubos plásticos transparentes para conter o material expelido. A umidade foi mantida através da adição de água destilada, e