beach tenis
O Beach Tênis chegou ao Brasil em 2008 e hoje já é a segunda potência no esporte, ficando atrás somente da Itália, onde o esporte foi criado. A prática do esporte desenvolve e melhora a resistência aeróbia, anaeróbia, força e resistência muscular de membros inferiores e superiores, ou seja, as capacidades condicionais do ser humano. Além disso, essa atividade nos levam também ao desenvolvimento das capacidades coordenativas, já que a velocidade de deslocamento da bola e, por um dos objetivos do jogo, que ela não toque ao solo, exigem do jogador movimentos combinados de todo o corpo para a resposta adequada à jogada do adversário. Por apresentar essas qualidades, entende-se que o Beach Tênis é integrante do campo de estudo da Educação Física. Por esse motivo, acredita-se ser necessário que o ensino e o treinamento desta atividade sejam realizados por profissionais com formação acadêmica no âmbito desta área de conhecimento por possuírem, estes, as competências e as habilidades necessárias no que se refere à pedagogia do movimento humano. Assim, diante dos fatos apresentados, resolveu-se fazer uma pesquisa para desvelar o que leva as pessoas a praticarem o Beach Tênis e como são formadas as suas comunidades.
Metodologia
Apesar de não ser o objetivo fazer uma pesquisa sobre a história do Beach Tênis, é necessário conhecer o passado para entender a origem e crescimento do esporte até chegar aos dias atuais. Já que, por se tratar de uma prática recente, encontramos escassa informação em sites, artigos de pesquisas ou mesmo livros específicos a seu respeito. Falamos com um dos sócios da ABTBV que é uma associação de Beach Tênis, no qual, patrocinados pela Melnick Even (uma imobiliária), construíram mais de 10 quadras pela cidade de Porto Alegre. O sócio nos com um pouco sobre a história do esporte e sua importância.
Para aprofundar mais, participaram deste estudo dez praticantes, cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idade média de trinta