2
Organograma Segundo definição proposta por Baterman organograma é a representação gráfica de certos aspectos da estrutura organizacional da empresa. Por meio deste elemento, pode-se visualizar todos os cargos e funções e como se estabelece a hierarquia de poder dentro das empresas.
Segundo Yolanda Ferreira Balcão - Professora-Adjunta e Chefe do Departamento de Administração Geral e Relações Industriais da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas.Ao lado das empresas brasileiras em que há organogramas corretamente desenhados a produzir todos os benefícios que lhes são próprios, encontramos outras em que os organogramas estão a exigir melhor adaptação à realidade ou aperfeiçoamento na forma de apresentação; outras, ainda, em que não há organograma, mas existe grande receptividade à ideia de implantá-lo; e, finalmente, algumas em que é forte a resistência a essa ideia. Verificamos, por outro lado, que muito pouco se tem escrito no Brasil e mesmo no estrangeiro sobre a técnica de elaboração de organogramas e as reais vantagens e limitações desse instrumento de administração. Uma vez que para a grande maioria das empresas um dos primeiros e mais decisivos passos no caminho da' racionalização é exatamente o da implantação de organograma, e que para aquelas que já deram esse passo e o fizeram com alguma imperfeição é recomendável a correção de seus defeitos, julgamos que importa examinar atentamente o assunto.
Segundo Roberto Teixeira Almeida ás vantagens do organograma são : A construção do organograma é importante, sobretudo pelas seguintes razões:
Permite visualizar rapidamente quem é quem na estrutura da empresa, ou seja, quais os departamentos de assessoramento, quem está subordinado a quem, quais os departamentos que mantém ligações funcionais, etc.;
Possibilita melhor entendimento dos fluxos de autoridade, dos relacionamentos formais de caráter hierárquico ou funcional;
Demonstra a importância dos departamentos