acusTERMICA treinamento
1638 palavras
7 páginas
Conforto no AmbienteConstruído
Ciclo de Palestras
TREINAMENTOS
Prof. Eng. Mauro Cruz
SOM
O som é uma sensação auditiva ocasionada pela vibração de partículas de ar transmitida ao aparelho auditivo humano.
É uma transmissão aérea. A velocidade de transmissão do som é diretamente proporcional à distância entre as moléculas constituintes do meio.
RUÍDO
O ruído pode ser caracterizado como sendo a sensação psicológica resultante de um ou mais sons desagradáveis ao ouvido humano. A noção de ruído é subjetiva e depende de quem o percebe.
Prof. Eng. Mauro Cruz
o ruído é sempre um sinal de perigo o Tímpano está ligado ao cortex cerebral e há um aumento dos batimentos cardíacos e maior índice de adrenalina no sangue, mesmo quando dormimos.
Uma freada brusca de carro ou um grito de socorro, sempre nos incomoda e
algumas pessoas ficam tensas.
Prof. Eng. Mauro Cruz
NÍVEL DO SOM
O nível sonoro é expresso em dB (decibel), é obtido pelo uso de equipamentos medidores, os quais determinam a intensidade sonora real por comparação a um nível de referência.
As Normas Brasileiras e Internacionais o definem como Nível de
Pressão Acústica, Lp.
Podem também ser chamadas de “pressão acústica”, “pressão sonora” e “intensidade sonora” para caracterizar o mesmo fenômeno.
FREQÜÊNCIA DO SOM
A frequência do som em Hz (Hertz) exprime o número de vibrações por segundo. É a frequência que permite distinguir um som grave de um som agudo, determinando o tom do som percebido.
Prof. Eng. Mauro Cruz
Prof. Eng. Mauro Cruz
Um som grave tem comprimento de onda longo um som agudo tem comprimento de onda bem curta
O tom é a interpretação subjetiva da frequencia de um som. Isso fica claramente estabelecido para sons com tonalidade pura. Sons complexos são fisicamente determinados por seus espectros cuja interpretação subjetiva é o timbre a figura mostra uma onda de som puro e os aspectos de um assobio e de um estrondo.
Prof. Eng. Mauro Cruz