bd geografico
Os BDE oferecem a possibilidade de análise e consultas espaciais. Falando em outras palavras, esse tipo de banco possibilita a realização de cálculos como áreas, distâncias, centróides (é o ponto no interior de uma forma geométrica que define o seu centro geométrico) e outras operações entre as geometrias.
Os SGBD convencionais não suportam a implementação de BDG de forma natural. Por isso, diversas empresas desenvolvedoras desses programas criaram extensões espaciais que possibilitam trabalhar com esse tipo de informação espacial. Um exemplo do uso dessas extensões é o PostGis, que é a extensão espacial do famoso SGBD de código aberto PostgreSQL. Conforme a figura abaixo:
São preparados para armazenar dados sobre informações espaciais, comumente são chamados de SIG (Sistema de Informação Geográfica) usado para gerar informações de grande complexibilidade como mapas e imagens de satélites.
O SIG permite e facilita analise gestão e representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorre, ele separa informação em diferentes camadas temáticas permitindo trabalhar com ela de modo rápido e simples, também permite relacionar através da posição e topologia. Existe dois modelos de SIG: Raster (Matricial) e Vetorial. No modelo raster as propriedades do espaço são compartimentadas em células regulares, cada célula representa um único valor, e quanto for maior a dimensão de cada celula, menor é a precisão ou detalhe na representação no espaço geográfico. No vetorial concentrasse na precisão da localização dos elementos no espaço. Para modelar digitalmente as entidades do mundo