bbyh

355 palavras 2 páginas
olégio da polícia militar do Tocantins. Aluna: Jadhy Cássia Ataides Silva Professor: Leandro. Turma: 1ºD Data: 24/05/2013 ATIVIDADE pág: 59 1- O mês de junho de 2009 registroutemperaturas abaixo de zero ºC nas regiões sul e sudeste do Brasil. Enquanto isso, no mesmo período, a Espanha registrou 44 ºC. O que explica temperaturas tão diferentes? Resposta: Pois entre os meses de junhoe julho os raios solares chegam verticalmente ao tropico de câncer. Nesse momento ocorre o solstício de verão no hemisfério norte, e no hemisfério sul acontece o solstício de inverno.

2-Identifique uma consequência para a vida humana na Terra se não houvesse o movimento de rotação. Resposta: Não haveria vento, nem haveria ondas no mar, o que mataria os peixes por falta de oxigênio. Metadeda Terra sempre seria dia e na outra sempre seria noite.

3- Por que as áreas próximas ao Equador apresentam menores variações de temperatura ao longo do ano?

Resposta: Porque as regiões queestão na altura da linha do equador são as áreas que recebem a luz do sol diretamente, portanto são quentes praticamente o ano todo daí a pouca variação.

4- Identifique três capitais deestados brasileiros localizadas na região equatorial. Resposta: Macapá AP, Boa Vista RR e Manaus AM.

5- Os estados do norte do país nunca adotaram o horário de verão. Você saberia explicar porquê? Resposta: A duração dos dias e das noites são relativamente iguais nas duas estações e com o horário de verão em vez de economizar, vai-se gastar mais energia, visto que adiantando o relógio as6h ainda está escuro e com isso precisa acender as lâmpadas.

6- Sobre fusos horários:

a) Explique por que as horas não são iguais em todos os lugares da Terra. Resposta: Porque a Terrapossui um movimento de rotação, que é em torno do seu próprio eixo imaginário. Não esquecendo que a Terra é redonda temos que lembra que o meio-dia seria o horário em que sol se encontra mais...

Relacionados

  • Gestão de Produção
    4280 palavras | 18 páginas
  • Pedagogia
    45146 palavras | 181 páginas