Baú das Copas - Copa de 50 no Brasil
Copa do Mundo 1950 – Brasil
Olá queridos ouvintes da Rádio Fonte, começa mais um “Báu das Copas”. Nesta edição vocês irão saber sobre uma curiosidade que aconteceu na imprensa brasileira antes da final deste Mundial, que não é nada bem lembrado e visto pelos brasileiros.
A certeza da vitória do Brasil era tão grande que o jornal vespertino "A Noite", do Rio, foi às bancas na véspera com a seguinte manchete, acima da foto do time do Brasil posado: "Estes são os campeões do mundo."
Nunca uma seleção brasileira entrou tão favorita para ganhar um Mundial como a de 1950. O técnico Flávio Costa tinha em suas mãos grandes jogadores. Quando goleava por 6 a 1 a Espanha no Maracanã, dando show de bola, e a torcida cantava esfuziante "Touradas em Madri", não havia um brasileiro que não considerasse aquele time imbatível. Mas os problemas na preparação - o oba-oba ficou fora de controle até durante a concentração - atrapalharam a equipe, que na primeira fase goleou o México por 4 a 0, depois empatou por 2 a 2 com a Suíça e venceu a Iugoslávia por 2 a 0. Depois, foram duas goleadas históricas, 7 a 1 sobre a Suécia e 6 a 1 sobre os espanhóis.
O famoso e conhecido “Maracanazo” aconteceu e o Brasil perdeu aquela Copa para o Uruguai por 2x1 que conseguiu ser bicampeã dentro do Maracanã.
É pessoal, o futebol não é só vivido de alegrias, tragédias como essas calham a acontecer nesse mundo fabuloso, imprevisível e cheio de mistérios que é o futebol.
Por hoje é só, eu sou Wellington Cesar e falo diretamente da Rádio Fonte. Fiquem ligadinhos em nossa programação, que a qualquer momento tem mais “Baú das Copas”. Até mais!