Bauhaus E Surrealismo
Ana Paula Noronha
Thaíssa Macena
Iohane Barros
Thays Alves
Raul Agner Barbosa
BAUHAUS
O nome é uma junção de “bauen” (“para construir” , em alemão) e “haus” (“casa” ) Foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo. A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas .
A escola progrediu de forma inabalável, que em 1923 viu o que os designers russos e holandeses estavam fazendo e reimaginou a missão original da Bauhaus de unir e criar, mudando-a para unir arte e tecnologia. O bom design que poderia ser produzido em massa e disponibilizado para o público em geral.
Foi então que muitos dos mais icônicos e duráveis designs da Bauhaus emergiram. Centrado em formas geométricas limpas, composição visual equilibrada e materiais como madeira, metal e vidro, o design da Bauhaus abraçou um visual futurista que ainda assim permanecia muito interessado na criação de produtos funcionais para o mundo real. Encorajando uma abordagem científica para o design, os aspectos mecânico e industrial não eram coisas a serem escondidas, mas pelo contrário, exibidas com orgulho.
Ela revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas.
A Bauhaus tinha sido grandemente subsidiada pela República de Weimar. Após uma mudança nos quadros do governo, em 1925 a escola mudou-se para Dessau, cujo governo municipal naquele momento era de esquerda. Uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nazista.
Mesmo após o fechamento da escola em 1933 devido à pressão política da Alemanha, sua influência continuou a ser sentida. Nos anos 1960, Dieter Rams abraçou muitos dos mesmos