bauduco
O setor de Panettones no Brasil surgiu ,em 1952, com a entrada da marca Bauducco. Devido ao tremendo sucesso de seu produto, em 1963, a marca lançou o Chocottone, que desde o início teve o seu nome patenteado.
Durante aproximadamente 50 anos a Bauducco não enfrentou nenhum forte concorrente, porém em 2007 a marca Laura começou a ganhar mais força graças ao seu grande investimento em comunicação. Mesmo roubando participação de mercado, não conseguiu impactar de maneira considerável a marca Bauducco, já que o setor havia crescido e a empresa ainda mais.
O Panettone sempre teve suas vendas maiores que o Chocottone, mas em 2008 este cenário se inverteu. Aproveitando este fato, a Bauducco passou a investir mais na comunicação do Chocottone, voltando-a para o público jovem com o enfoque no delicioso chocolate.
De olho na oportunidade que este setor proporcionava, em 2009, duas importantes concorrentes começam a incomodar a Bauducco: a marca Bimbo em todo o Brasil e a Nestlé só em São Paulo. Este fato provocou uma reação imediata da Bauducco que mudou primeiramente a sua comunicação. Seu posicionamento voltado para os jovens, poderia ser facilmente roubado por qualquer marca, por isso ela passou a dar destaque aos seus grandes diferencias: a tradicional receita, com uma massa única e as gotas de chocolate Hershey’s.
Em 2010, a Nestlé passou a vender Panettones em todo o Brasil e isso realmente incomodou a Bauducco e roubou significativas participações de mercado. Mesmo assim, a Bauducco vem crescendo ano a ano e a Nestlé não vendeu tanto quanto esperava tendo uma sobra média de 30% no último ano.
O cenário de 2011 se apresenta muito positivo para a Bauducco que mantém o seu posicionamento e observa o recuo da Nestlé com a diminuição de sua produção em 35%. Além disso, permanece sempre como sinônimo de categoria e dona do Natal, com uma visão sempre otimista, pois sabe que a melhor receita ainda é dela, a mesma receita que veio da