Batismo
O batismo cristão foi instituído por Jesus Cristo: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mt 28. 19-20)
Batismo significa um ato no qual se usa a água como símbolo da purificação que já aconteceu na vida de uma pessoa, ou seja, alguém é alcançado por Deus, arrepende-se de seus pecados, é purificado, justificado por Jesus pela fé e, então, se torna Seu discípulo. A partir daí a pessoa é batizada selando essa transformação e purificação que já aconteceu em sua vida. O batismo também representa um compromisso da pessoa com Deus e com Sua obra.
Muitas pessoas confundem-se achando que o batismo salva. Como presbítero converso com muitos “novos convertidos” que vêm de outras religiões e que tem uma pressa gigantesca em batizar-se. Quando questionados, eles logo associam que precisam ser batizados para que sua salvação seja selada ou alcançada.
É um erro pensar assim, pois a salvação é pela fé e não pelo batismo. Para ilustrar cito o ladrão da cruz. Ele foi salvo? As palavras de Jesus mostram que sim, veja: “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lc 23. 43).Ele foi batizado? Não! Se o batismo fosse uma condição essencial para a salvação o ladrão da cruz não poderia ser salvo.
É claro que esse fato não diminui a importância do batismo, pois o batismo é um símbolo (um sacramento) importante (que vem de Deus) e que deve ser recebido pelos que foram purificados por Jesus pela fé. O que não precisa é haver pressa e desespero, que resultam em batismos mecânicos e sem sentido. Muitas denominações batizam pessoas quase por atacado,