Batimetria
Definição:
É a ciência para determinação e representação gráfica do relevo de fundo de áreas submersas (mares, lagos e rios). É expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade, à semelhança das curvas de nível topográficas. Origina-se da língua inglesa Bathmeter (batho + meter) que significa medida de profundidade.
Uma profundidade é definida como a distância vertical entre a superfície da água com o leito abaixo desta. Antigamente a profundidade era medida com varas ou cordas e a localização dos pontos era por referências visuais, método pouco eficiente. Hoje existe o SONAR, aparelho que emite sons que percorrem a água e refletem em algum corpo sólido, obtendo a variação de tempo nesse intervalo e assim mede a distância.
Técnicas para o levantamento batimétrico:
• Topobatimetria: utiliza o conceito de topografia, porém submerso. Usa um bastão apoiado no leito, com uma estação topográfica na margem colhendo os dados. Geralmente é utilizado em leitos rasos e corpos d’água delgados. Utiliza localização de posição por registro cartográfico ou outros marcos conhecidos.
• Ecobatimetria: Determinação da profundidade baseada no tempo de emissão e recepção do sinal acústico e velocidade de propagação do som.
• Singlebeam, também conhecida como mono feixe, composto de apenas um transdutor que emite um único feixe, permitindo a determinação da profundidade de apenas pontos abaixo da embarcação.
• Multibeam, também conhecida como multifeixe, é composto de um arranjo de transdutores, dispostos lateralmente, que permitem a emissão de vários feixes e conseqüentemente, a determinação da profundidade em uma faixa maior.
• Batimetria laser aerotransportado: trata-se de um método para a determinação de coordenadas tridimensionais de pontos na superfície da terra. Seu funcionamento baseia-se na utilização de um pulso de laser que é disparado na direção da superfície. Adequado para águas pouco profundas.
Entre as