Bateria de questões ( exercício v )
Ciência Política 4 . Professor : José Alexandre Silva
Aluno: Luiz Carlos Xavier Cardoso
Exercício V
1ª questão: De acordo com Amorim Neto (2006), a decisão de governar por decreto ou por projeto de lei é resultado de um cálculo presidencial. Quais são os elementos considerados nesse cálculo? Explique a equação desenhada por ele?
A decisão de governar por decreto ou projeto de lei é estabelecido no calculo presidencial , em que os presidentes agem de forma racional , optando pela alternativa em que irá maximizar a sua utilidade esperada , com base em um calculo , onde primeiro é observado às chances e os custos da legislatura tornar possível a aprovação de seus projetos , assim como as chances e os custos da legislatura derrubar um decreto do governo . Nesse sentido quando da implementação de um projeto , os presidentes têm a alternativa de adotar duas estratégias , baseadas na estimativa de duas utilidades que são fundamentais na equação :
UE( L ) P2 U2 – C1 ( 1 )
UE( P ) Pp Up – C
Sendo assim os presidentes operam em um horizonte temporal de curta duração , podendo optar somente por L ou P, porem nunca L e P ao mesmo tempo . A opção será decorrente de sua escolha de L e de P. Supondo que um presidente queira alcançar um determinado objetivo programático ( O ) . Há duas ações possíveis :Primeiro – buscar a implementação de( O ) por meio de um projeto de lei ( chama-se a isto de L ) ou então na segunda opção : Procurar a implementação de ( O ) valendo –se de uma prerrogativa unilateral do executivo ( chamada P ) .
O presidente decidirá dar inicio a um projeto de lei quando o EU ( L) for maior que o EU (P )e preferiria a prerrogativa quando o inverso acontecer . No caso do Up o que conta é velocidade com que se toma a decisão , P1 é a probabilidade de ser bem sucedida a tentativa do presidente de implementar
(O ) por meio de um projeto de lei , U1 é o incremento á utilidade de executar o