Análise sociológica do filme os deuses devem estar loucos.
(Filme-Os deuses devem estar loucos)
* Utilizar o filme e fazer a leitura sobre a Sociologia de Durkhéim abordando os seguintes aspectos:
a) A relação entre as sociedades ''primitivas'' (simples) com a sociedade complexa:
-Na visão de Durkheim a sociedade primitiva, é caracterizada pela "solidariedade mecânica", de forte consciência coletiva; e a sociedade complexa dominada pela "solidariedade orgânica", de marcada diferenciação social. A solidariedade mecânica predomina quando existe grande semelhança entre os indivíduos da sociedade, que partilham sentimentos, adotam os mesmos valores e admitem as mesmas crenças. Baseando no filme, os valores da sociedade complexa é o capitalismo, a sociedade primitiva é a paz, harmonia, entre o ambiente e o indivíduo, o convívio entre o indivíduo e a sociedade, vivendo apenas para somar valores uns com os outros.
b) Definir e exemplificar de acordo com o filme os ''Fatos Sociais''.
Para Émile Durkheim, fatos sociais são "coisas". São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos.
-Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade.
Ex: Quando Xi veste a roupa de uma menina, para servir disfarce para tentar entrar no grupo de crianças, quando as crianças percebem, começam a sorrir, pois perceberam que era um homem e lá quem usa esse tipo de roupa é mulher.
-Exterioridade - o fato social é externo ao indivíduo, existe independentemente de sua vontade.
Ex: Quando eles encontram a garrafa de Coca-Cola, que acreditam que seja algo divino, pois é muito útil. Por ser muito útil, todos precisam dela, mas como só é uma, sem percebem criam confusão, brigas, algo que até então era desconhecido da sociedade. Depois que perceberam dessas ''intrigas'', decidiram afastá-la da sociedade, para continuarem vivendo em