bateria 10-14
Ensino Básico
Matemática
António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Maria Clementina Timóteo
METAS CURRICULARES DO ENSINO BÁSICO - MATEMÁTICA
O presente documento descreve o conjunto das metas curriculares da disciplina de Matemática que os alunos devem atingir durante o Ensino Básico, tendo-se privilegiado os elementos essenciais que constam do Programa em vigor. Os objetivos gerais, completados por descritores mais precisos, encontram-se organizados em cada ano de escolaridade, por domínios e subdomínios, segundo a seguinte estrutura:
Domínio
Subdomínio
1.
Objetivo geral
1. Descritor
2. Descritor
………..
Os diferentes descritores estão redigidos de forma objetiva e avaliável, devendo o professor selecionar uma estratégia de ensino adequada à respetiva concretização. O significado preciso de certos verbos com que se iniciam alguns descritores («saber», «reconhecer», «identificar», «designar», «provar»,
«demonstrar») foi adaptado a cada ciclo, encontrando-se uma descrição do pretendido explicitada nos parágrafos intitulados «Leitura das metas curriculares». Em particular, as técnicas de argumentação e de demonstração, que constituem a própria natureza da Matemática, vão sendo, de forma progressiva, requeridas a todos os alunos.
A prática letiva obriga, naturalmente, em anos de escolaridade posteriores, a frequentes revisões de objetivos gerais e descritores correspondentes a anos de escolaridade anteriores. Estes pré-requisitos não se encontram explicitados no texto, devendo o professor identificá-los consoante a necessidade, a pertinência e as características próprias de cada grupo de alunos.
Os temas transversais referidos no Programa, como a Comunicação ou o Raciocínio matemático, referem-se a capacidades estruturais indispensáveis ao cumprimento dos objetivos elencados, estando contemplados neste documento de forma explícita ou implícita em todos os descritores.
Optou-se por formar uma sequência de