Batedeira
Ano Lectivo: 2013/2014 | 2º Semestre
Discentes: Ana Maria | Elena
José | Mariana
//BATEDEIRA – FUNÇÃO ERGONÓMICA
//RESUMO
Tivemos como objectivo de identificar e resolver problemas de ergonomia física de um produto à escolha, presente no nosso envolvimento quotidiano. Optámos por escolher um electrodoméstico, a batedeira, pois foram verificados vários problemas na sua utilização, tais como: o facto de durante a sua utilização o produto em questão não funcionar correctamente na medida em que quando este começa a funcionar, através da sua vibração, faz com que todos os ingredientes utilizados para confecção de um determinado prato, acabem por se espalhar por todo lado. Verificámos também que este tipo de electrodoméstico não se encontra presente no mercado para um público com necessidades especiais, como o caso de pessoas com deficiências motoras, e por isso temos o objectivo de englobar todos estes problemas e torná-los num produto viável e eficaz.
//PALAVRAS-CHAVE
Ergonómico; prático; universal; económico; eficiente.
//INTRODUÇÃO
O estudo apresentado é o resultado de um projecto de pesquisa realizado no âmbito da Unidade Curricular de Ergonomia, onde o principal objectivo foi identificar e resolver problemas de ergonomia física. Na fase inicial foi exigido que identificássemos diversos utensílios domésticos ou do nosso quotidiano, que apresentasse anomalias em relação à sua função ergonómica. Após a selecção de alguns instrumentos seleccionados, o produto escolhido foi a batedeira. Trata-se de um electrodoméstico que tem a função de bater ou misturar ingredientes mecanicamente, que contudo não se mostrou cumprir todas as funções na sua totalidade, e por isso foi o instrumento elegido para um melhoramento a nível ergonómico.
//DESENVOLVIMENTO
Para a realização do estudo de melhoramento da batedeira necessitámos de diversas ferramentas, como uma batedeira, para compreendermos a anatomia da mesma, uma fita métrica,