Batalha de Backman
A revolta de beckman foi um movimento que aconteceu em 1684, liderada pelos irmãos Manuel e Tomás beckman, contra a companhia de comércio do maranhão.
CAUSAS E OBJETIVOS
A companhia do comércio do maranhão não estava agradando os colonos, pois esta vendia produtos de baixa qualidade a preços altos (pagando um preço injusto pelo açúcar e pelo algodão), e, os escravos não eram suficientes. Também havia a rivalidade entre os colonos e os jesuítas em razão da escravização dos índios utilizados como mão - de obra na coleta de drogas do sertão (os colonos queriam escravizá-los em quando os jesuítas pregavam sua catequese nas missões.).
CONTEXTO HISTÓRICO
Com a saída dos holandeses do Brasil e a crise da economia açucareira, a região Nordeste tornou se lugar de recorrentes crises de abastecimento e estagnação econômica. Ao final do século XVII, esses problemas fizeram do Maranhão uma das regiões mais carentes de todo o nordeste brasileiro.
Tentando intervir na economia local, Portugal, em
1682, decidiu criar a Companhia Geral do Comércio do Estado do Maranhão.
Essa companhia deveria desempenhar duas obrigações essenciais: comprar os gêneros agrícolas da região, vender produtos manufaturados e suprir as elites coloniais com um carregamento anual de quinhentos escravos. Essa última medida serviria para que os conflitos entre os fazendeiros e jesuítas, em torno do uso de índios como escravos, chegassem ao seu fim.
Dessa forma, o monopólio comercial lusitano seria uma medida que ampliaria os lucros da metrópole, ao mesmo tempo em que encerraria as dificuldades dos colonizadores. Mas a ineficácia financeira administrativa lusitana fez com que estas medidas não fossem corretamente exercidas e então aconteceu à revolta.
A REVOLTA
Em 24 de fevereiro de 1684, aproveitando da ausência do governador, um grupo de manifestantes promoveu um grande rebuliço em São
Luís. Os revoltosos prenderam o governador interino, invadiram os colégios jesuítas e