ATPS etapa 1 Sistemas de Banco de Dados
Desenvolva um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.
Arquivos convencionais:
A melhor maneira de entender a natureza geral e as características dos bancos de dados de hoje é olhar para as características dos sistemas que antecederam o uso da tecnologia de banco de dados:
Nos sistemas gerenciadores de arquivos cada usuário define e implementa os arquivos necessários para uma aplicação específica, acarretando repetição dos dados gerando inconsistência nas informações. O acesso aos dados está escrito nos programas que o manipulam, subordinando os programas aos arquivos.
A manipulação dos dados contidos nos arquivos pelas aplicações específicas dificulta o desenvolvimento de novos sistemas e torna a manutenção dos aplicativos difícil e cara.
Tomemos como exemplo a necessidade de inclusão de um novo campo em um arquivo, esta alteração implica na alteração de todos os programas que utilizam este arquivo.
O sistema possibilita uma redundância não controlada de dados e inconsistência ao permitir que em um sistema um dado seja alterado e esse mesmo dado não seja alterado em outro.
A responsabilidade sobre os procedimentos de backup e recuperação esta a cargo da aplicação.
1.1 Arquivos convencionais
Vantagens:
Custo:
Como não existem requisitos de hardware e software ou mesmo treinamento dos usuários, o custo dos Arquivos convencionais é bem baixo.
Desvantagens:
Dificuldade de acesso:
Ao contrário do SGBD não é possível que tenha acessos concorrentes sem que haja algum erro ou inconsistência.
Inexistência do conceito ACID:
A não ser que o programador crie, não existe nenhuma regra ou rotina que siga o conceito ACID. Isso pode acarretar vários problemas, erros, redundância, inconsistências e