Basílio da Gama
Basílio da Gama (1741-1795) nasceu no dia 08 de abril, no arraial de São José do Rio das Mortes, hoje Tiradentes, Minas Gerais.
Basílio da Gama (1741-1795) foi um poeta brasileiro. Estudava no Colégio dos Jesuítas, no Rio de Janeiro. Já noviço, continuou seus estudos em Roma, onde ingressou na Arcádia Romana, academia literária que reunia escritores que combatiam o estilo barroco. Seguiu para Portugal, ingressou na Universidade de Coimbra. Foi preso por ter amizade com jesuítas. Foi exilado na Angola, na África. Quando solto recebe carta de fidalguia e é nomeado Secretário do Reino. Escreve sua obra-prima "O Uruguai", considerada a melhor realização do gênero épico do Arcadismo brasileiro.
Em 1767 voltou para o Brasil e no ano seguinte foi para Portugal, onde ingressou na Universidade de Coimbra. Acusado de ter amizade com os jesuítas, foi preso e condenado ao exílio, em Angola, na África. Livrou-se do exílio ao escrever um poema em homenagem à filha do Marques do Pombal. Basílio passou a ser favorecido e o Marques lhe concede a carta de fidalguia e o nomeia Secretário do Reino.
José Basílio da Gama morreu em Lisboa, no dia 31 de julho de 1795
Obras de Basílio da Gama
Epitalâmio às Núpcias da Sra. Maria Amália, poesia, 1769
O Uruguai, poesia, 1769
A Declamação Trágica, poesia, 1776
Os Campos Elísios, poesia, 1776
Caramuru, poesia, 1781
Quitúbia, poesia, 1791
Obra de estudo: Enredo
O Uraguai, poema épico de 1769, critica drasticamente os jesuítas, antigos mestres do autor Basílio da Gama. Ele alega que os jesuítas apenas defendiam os direitos dos índios para ser eles mesmos seus senhores. O enredo em si, é a luta dos portugueses e espanhóis contra os índios e os jesuítas dos Sete Povos das Missões. De acordo com o tratado de Madrid, Portugal e Espanha fariam uma troca de terras no sul do país: Sete Povos das Missões para os espanhóis, e Sacramento para os