basquete
A memória é a faculdade que temos de conservar ou adquirir ideias através da qual se consegue reter as lembranças do passado. E também permite referir-se à recordação que se tem de algo que já tenha ocorrido, e à exposição de fatos, dados ou motivos que dizem respeito a um determinado assunto.
No que diz respeito à memória humana, esta é a função cerebral que resulta das conexões sinápticas entre neurónios. Conforme o alcance temporal distingue-se a memória a curto prazo e da memória a longo prazo. De acordo com alguns científicos, o homem apenas utiliza uma décima milésima parte (0,0001) do potencial do seu cérebro ao longo da sua vida.
Tipos de Memória
Memória sensorial – Onde o processo de interação com o mundo começa, é a capacidade de os nossos sentidos visuais e auditivos perceberem a informação, de forma a existir continuidade à nossa percepção. Esta memoria é muito rápida, escapando muitas vezes, à nossa consciência.
Memória a curto prazo – Também chamada memória de trabalho, refere-se à informação relevante unicamente para o momento atual, porem irrelevante a longo prazo. Como tarefas que fogem a rotina.
Memórias semânticas – É a memória responsável por arquivar o nosso conhecimento da realidade. A maioria dos casos de amnésia não é afetada, visto isto, podemos esquecer quem somos, mas sabemos que a cadeira chama-se “cadeira” ou que o cachorro chama-se “cachorro”.
Memória episódica – Refere-se a onde guardamos toda a nossa experiência de vida. É a principal responsável por novas aprendizagens. Pois vendo ou vivendo algo uma vez, podemos ter acesso a ele as vezes que desejarmos.
Memória processual – Onde guardamos as aprendizagens mais ou menos automáticas, fugindo à consciência. Ninguém pensa na sequencia de movimentos que temos de executar, para que consigamos andar de bicicleta, nem se consegue descrever através de palavras como se