Basquete
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
BASQUETEBOL
“Fundamentos e Técnicas do Rebote”
Profº: Hermes Ferreira
Introdução
Em uma partida de basquetebol, normalmente, menos da metade dos arremessos é bem sucedido, e a jogada continua depois que a bola toca no aro ou na tabela. Sendo assim, o rebote, defensivo e ofensivo ganham uma importância crucial dentro de uma partida de basquetebol.
Objetivo * Ensinar e proporcionar aos alunos condições para a aprendizagem e aperfeiçoamento dos movimentos e técnicas do rebote.
Idade * 10 a 14 anos
Material * Bolas de borracha e bolas de basquete
Aquecimento * Pique-Corrente (brincadeira lúdica)
Um aluno será escolhido como o pegador. O pegador deverá pegar os outros colegas que correm aleatoriamente pela quadra de basquete e quem for pego deverá dar a mão a ele, fazendo parte da corrente e se tornando pegador também. (Dependendo do número de alunos, pode-se escolher mais de um pegador, formando várias correntes e dando mais dinâmica a atividade).
Exercícios
I - Cada aluno deverá ficar com uma bola e ficará espalhado aleatoriamente pela quadra. O aluno irá jogar a bola para cima e saltar, tentando pegar a bola quando ela estiver no ponto mais alto, desempenhando o movimento de rebote.
II- Divididos em duplas, os alunos deverão formar uma coluna à frente de cada tabela. Um aluno da dupla lançará a bola na tabela para que o seu companheiro possa desempenhar o movimento do rebote. Após o movimento, a dupla volta para o final da coluna e o aluno que lançou a bola deverá executar o rebote enquanto o que executou o rebote passa a ser o lançador.
III- Os alunos deverão formar uma coluna à frente da tabela (dependendo do número de aluno, podem-se usar as duas tabelas). Um aluno ficará de frente e dois alunos de costas para a tabela. Quem está de frente para a tabela irá arremessar a bola em direção a tabela enquanto os outros dois alunos que estão de costas irão disputar o rebote.