bases do trabalho na sociedade moderna
POR QUE ISSO ACONTECEU? OU SEJA, POR QUE O TRABALHO MUDOU DE FIGURA?
Isso aconteceu porque, não sendo mais possível contar com o serviço compulsório (de caráter obrigatório), foi preciso convencer as pessoas de que trabalhar para os outros era bom; dizia-se que só assim todos sairiam beneficiados.
O QUE FOI PRECISO PARA MUDAR A CONCEPÇÃO DE TRABALHO (DE ATIVIDADE VIL PARA ATIVIDADE QUE DIGNIFICA O HOMEM)?
Algumas instituições colaboraram para mudar a concepção de trabalho, como igrejas, governantes, empresários e escolas.
QUE MUDANÇAS OCORRERAM NA ESTRUTURA DO TRABALHO? COMO A ESTRUTURA ANTERIOR FOI-SE DESAGREGANDO? COMO OS ARTESÃOS E PEQUENOS PRODUTORES SE TRANSFORMARAM EM ASSALARIADOS?
Primeiro, casa e local de trabalho foram separados; depois, separaram o trabalhador de seus instrumentos; por fim, tiraram dele a possibilidade de conseguir a própria matéria-prima. Os comerciantes e industriais que haviam acumulado riquezas passaram a financiar, organizar e coordenar a produção de mercadorias, definindo o que produzir e em que quantidade. Afinal, o dinheiro era deles.
COMO ACONTECEU A TRANSFORMAÇÃO NA ESTRUTURA DE TRABALHO? POR MEIO DE QUAIS PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO?
Essa transformação aconteceu por meio de dois processos de organização do trabalho: a cooperação simples e a manufatura (ou cooperação avançada).
O QUE É E COMO É A COOPERAÇÃO SIMPLES?
Na cooperação simples, era mantida a hierarquia da produção artesanal entre o mestre e o aprendiz, e o artesão ainda desenvolvia, ele próprio, todo o processo produtivo, do molde ao acabamento. A diferença é que ele estava a serviço de quem lhe financiava não só a matéria-prima, como até mesmo alguns instrumentos de trabalho, e também definia o local e as horas a ser trabalhadas. Esse