Bases de Dados PL SQL
Índice
Índice 2
Introdução 3
Modelo de Dados 4
Modelo de Dados 5
Criação das Tabelas 6
Foreign Keys 13
Inserção de Dados 18
Views 26
Funções 26
Procedimentos 28
Triggers 34
Notas/Discussão 36
Reset 37
Bibliografia 38
Introdução
Nos dias que correm tudo se baseia na informação e o modo como esta é armazenada. É necessário existir consistência e robustez no que toca ao armazenamento de dados.
É precisamente nesta base que realizamos o nosso trabalho prático para a disciplina de Bases de Dados. Criar e modelar uma base de dados para uma empresa que comercializa CD’s e Livros.
Esta empresa pretende que o seu inventário possa ser gerido diariamente da melhor forma. Para isso, nesta base de dados, o cliente pode criar: os diferentes armazéns da empresa em que cada um terá os seus produtos (CD’s e Livros) e respetivas informações de localização e contactos, encomendas e faturas de vendas que podem ser enviadas para qualquer destinatário oferecendo diversos métodos de envio e pagamento e também toda a informação relativa aos artigos comerciados pela empresa de modo a que possa encontrar mais facilmente qualquer um dos artigos que procura.
O objetivo desta base de dados é facilitar à empresa, a gestão de vendas e stock’s de artigos. Modelo de Dados
Modelo de Dados
Na página anterior apresentamos o nosso modelo de dados. No decorrer do trabalho, tomamos decisões sobre como resolver algumas dúvidas quanto à elaboração do modelo.
Para a atualização do stock nos Armazéns, quando é feita uma compra, pode ser usada a classe “Retira” que tem os atributos necessários para conseguir lá chegar.
Tanto o Livro como o CD têm uma tabela categoria que guarda todas as categorias de livros e CD’s.
Criamos algumas tabelas de informação relativamente ao armazém (localização, contacto, responsável) tal como na fatura (método de pagamento