BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO
O QUE DIZEM OS GENETICISTAS SOBRE A INFLUÊNCIA DO MEIO AMBIENTE
Vídeo – https://www.youtube.com/watch?V=C5x073iElaA
“Não é só a variação genética que explica quem somos, e se vamos ficar doentes, ou como a doença vai se desenvolver. É também o meio ambiente em que cada um vive.
O meio ambiente e os genes interagem intimamente. Uma das descobertas fundamentais nos últimos anos foi a de como o meio ambiente pode altera o DNA.
Não através de mutações ou alterações das bases individuais, mas mudando quimicamente algumas bases... Ele pode ser alterado em uma geração e herdado pelas gerações seguintes. Essa foi uma descoberta muito importante nos últimos 20 anos.
Não sabemos o que há na comida que podemos ingerir que tem esse efeito no DNA. Já existem estudos comportamentais com ratos, que mostram que o cuidado que um rato recém-nascido recebe de sua mãe, pode causar uma alteração no DNA dele, que pode ser herdada por sua prole. É teoricamente possível, embora ainda não tenhamos alguma evidência disso, que uma vida de escolhas no morais possa resultar nesse tipo de alteração no DNA.
Isso ainda está em um estágio de especulação. É classificado em um nível de importância tão grande quanto o da Relatividade. O entendimento de bases moleculares, dos nossos traços incluindo os de doenças, e da hereditariedade, é fundamentalmente significativo por alterar a forma como pensamos sobre nós mesmos. Uma das formas mais profundas que vimos isso acontecer foi no nível molecular. Ver como somos parecidos com outras espécies.
O fato de que compartilhamos a mesma molécula fundamental de hereditariedade com todas as outras espécies e podemos entender como a mudança evolutiva pode ser explicada através do DNA é algo profundo. O que vimos com a genética foi que a descoberta de Darwin, na metade do sec. 19, se materializou na genética.
Fomos capazes de associar a Evolução á Hereditariedade. Isso é certamente tão significativo quanto a