Bases Biológicas do Comportamento Humano e sua importância para solidificação do profissional psicólogo
Toda a atividade humana é uma rede de processos interligados e localizados em um contexto social e cultural específico.
O comportamento humano então deve ser abordado a partir de uma abordagem sistêmica - holística, contemplando os diferentes processos e suas manifestações em um ambiente, e tentar estabelecer a natureza de suas relações.
A partir deste ponto de vista, levando em consideração que o psicólogo precisa compreender e assumir que a cognição está ligada aos conceitos científicos, é que se dá a importância de segmentar o estudo das bases biológicas, relacionando – as ao comportamento humano cognitivo.
O psicólogo precisa compreender os aspectos estruturais e funcionais do corpo humano, os conceitos de fala, pensamento, memoria, movimento, dentre outros, que são diretamente relacionados aos sistemas de comportamento humano.
O estudo das bases biológicas promove inicialmente o conhecimento dos neurotransmissores, sistema cerebral, comportamento alimentar, reprodutivo, sexual, emoções, aborda também diversos transtornos, relativos aos temas acima citados, tipologias da dor e por fim o comportamento mental, os pensamentos.
O psicólogo precisa compreender de modo aprofundado tais questões para que possa compreender as queixas do individuo de forma geral, não somente se atendo as questões psicológicas, considerando sempre a instrumentação psicofisiológica.
Um exemplo que pode ser citado é o aconselhamento para pacientes com doenças crônicas, é importante que o psicólogo saiba discorrer os fatores relativos a essas doenças para que assim possa haver um entendimento empático em relação ao paciente e suas percepções físicas e psicológicas.