relatório de fisica experimental
Prof. Paulo Rogério Dias Pinheiro / 2014
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
_______________________________________________________________
LANÇAMENTO OBLÍQUO
BRUNO JOSÉ PEREIRA DE SÁ - MATRÍCULA 2013019101
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Neste experimento da cinemática investigam-se as características do lançamento oblíquo, onde o mesmo é um movimento composto na mistura de dois movimentos, sendo um, a componente vertical regida pela ação do movimento uniformemente variado e outro, a sua componente horizontal pelo movimento uniforme. Foi utilizado neste estudo, um dispositivo de lançamento a tripé. O objetivo é a análise da dependência da velocidade em função do tempo do lançamento oblíquo de uma bola para obtenção do velocidade inicial, além de rever conceitos básicos desta lei.
INTRODUÇÃO
Entre os diversos movimentos que ocorre na natureza, houve sempre interesse no estudo no movimento de queda dos corpos próximos à superfície da terra. Quando abandonamos um objeto (uma pedra, por exemplo) de certa altura, podemos verificar que, ao cair, sua velocidade cresce, isto é, o seu movimento é acelerado. Se lançarmos o objeto para cima, sua velocidade diminui gradualmente até se anular no ponto mais alto, isto é, o movimento é retardado. As características destes movimentos de subida e descida foram objetos de estudo desde tempos bastante remotos.
Por volta do século XVII, o físico Galileu Galilei, ao introduzir o método experimental, chegou à conclusão de que quando dois corpos de massas diferentes, desprezando a resistência do ar, são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante. Esta teoria ia contra a crença do filósofo grego Aristóteles que afirmava que se abandonássemos dois corpos de massas diferentes, de uma mesma altura, o corpo mais pesado tocaria o solo primeiro, ou seja, o tempo de queda desses corpos seriam diferentes.
No lançamento oblíquo pode ser analisado como dois