Base Para Entrevista Psicossocial Reparado
Através do instrumento psicológico BFP (Bateria Fatorial de Personalidade) e entrevista psicossocial; foi realizado avaliação da personalidade a partir do modelo dos CGF (Cinco Grandes Fatores), que inclui as dimensões: extroversão, socialização, realização, neuroticismo e abertura a experiências.
Mc Adams (1992) observou que os cinco fatores se referem a informações fundamentais que geralmente queremos ter sobre pessoas com quem vamos interagir. Anteriormente, Goldberg (1981) também notou que tais fatores sugerem que o desenvolvimento da linguagem em diferentes sociedades expressa uma preocupação em obter cinco conjuntos de informações sobre pessoas. Aparentemente, pelo menos nas sociedades estudadas, as pessoas parecem querer saber se o estranho, o visitante ou o aprendiz com quem vão interagir é: ativo e dominante ou passivo e submisso; socialmente agradável ou desagradável; amigável ou frio, distante; responsável ou negligente; louco, imprevisível ou estável; aberto a novas experiências ou desinteressado por tudo aquilo que não diz respeito á experiência do cotidiano.
Definições dos Cinco Grandes Fatores:
Extroversão é um componente da personalidade humana que, no modelo dos CGF, está relacionado às formas como as pessoas interagem com os demais e que indica o quanto elas são comunicativas, falantes, ativas, assertivas, responsivas e gregárias. Costa e Widiger (2002) indicaram que esse fator refere-se à quantidade e intensidade das interações interpessoais preferidas, ao nível de atividade, á necessidade de estimulação e à capacidade de alegrar-se.
Socialização no modelo dos CGF, descreve a qualidade das relações interpessoais dos indivíduos e se relaciona aos tipos de interações que uma pessoa apresenta ao longo de um contínuo, que se estende da compaixão e empatia ao antagonismo. Socialização também avalia o quão compatíveis ou capazes as pessoas se percebem no convívio social (Nunes, 2005).