MODAL AQUAVI RIO
Modal Aquaviário
Professor: Eduardo Fausto Kuster Cid Alunas :Marília Souza Corrêa Tâmara Lopes Vieira Curso:Estradas N35
VITÓRIA
2015
INTRODUÇÃO
O transporte aquaviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais. O transporte aquático engloba tanto o transporte marítimo, utilizando como via de comunicação os mares abertos, como transporte fluvial, usando os lagos e rios. Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinônimo. Este modo de transporte cobre o essencial das matérias primas (petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio e fosfatos, entre outros). Paralelamente a estes transportes a granel, o transporte aquático também cobre o transporte de produtos previamente condicionados em sacas, caixotes ou outro tipo de embalagens, conhecidos como carga geral.
MODAL AQUAVIARIO
CONCEITO
O modal aquaviário compreende toda forma de transporte que é realizado com auxílio de fontes de águas, como rios, lagos, mares, oceanos e canais compreende tanto o transporte de cargas, como o transporte de passageiros.
TRANSPORTE MARÍTIMO
Transporte marítimo é o tipo de transporte aquaviário realizado por meio de embarcações para deslocamentos de passageiros e mercadorias utilizando o mar aberto como via. Pode ser de cabotagem/costeira (cuja navegação marítima é realizada entre pontos da costa ou entre um ponto costeiro e um ponto fluvial) ou de navegação de longo curso/internacional (navegação entre portos