Base Hist Rica Das Teorias Administrativas
Pouco antes do meado do século XIX, a sociedade era completamente diferente, as organizações eram poucas e pequenas: predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos (médicos, advogados, artistas, lavrador, armazém da esquina) que trabalhavam por conta própria. Sócrates considera a administrarão como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Para ele, o administrador é um só, tanto para o setor privado quanto para o setor público, o mau administrador não serve nem para um nem para outro setor.
Administração é a condução racional das atividades de uma organização “Sem a administração as organizações jamais poderiam existir”, a administração tornou-se fundamental na condução da sociedade moderna. Ela não é um fim em si mesma, mas um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com o menor custo e com a maior eficiência e eficácia.
Já século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da administração, o americano Frederick Winslow Taylor que iniciou a chamada Escola da Administração Cientifica preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário, e o europeu, Henri Fayol, que desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.
Administração Científica
Período de Taylor
Fundador da administração, sua ênfase era na tarefa ou seja organização racional, divisão das tarefas, simplificação, especialização no tempo e movimento. Em seu primeiro período Taylor tem como objetivo de estudo:
1- Pagar salários melhores e reduz custos de produção
2- Aplicar método de pesquisa
3- Padronização que permitam o controle das operações ou trabalho
4- Empregados selecionados e colocados em seus cargos com condições