Base De Segmenta O Pr Via Marketing II
Aluna: Gabrielle Souza Rossi R.A: 11150600
Curso: Publicidade e Propaganda Semestre: II Turma: Noturno
Base de segmentação – Apple
No ano de 1976, dois garotos hippie da Califórnia realizariam o sonho de levar o computador – uma ferramenta que até então era desconhecida de muita gente – para a casa de todo mundo. Sim, é assim que começa a história da Apple.
Steve Jobs e Steve Wozniak, dois jovens apaixonados por inovação, faziam parte de um grupo que montava seus computadores de uma forma bem artesanal. Foi em um dormitório de faculdade que a Apple Computers Inc. surgiu, trazendo à tona o Apple I, projeto de um computador que era bem avançado na época, mas que foi rejeitado por empresas já consolidadas, como a Atari e a HP.
Embora não tenha sido um grande sucesso de venda, o Apple I, que era apenas a placa de circuito e custava cerca de 600 dólares (o que hoje equivale a 5000 dólares), foi um bom começo e deixou os rapazes esperançosos. A placa de circuito era geralmente armazenada em uma caixa de madeira, de modo bastante rústico.
O que era um sonho hippie, acabou se transformando na maior promessa da tecnologia.
Segmentação geográfica: Os produtos da Apple são mais utilizados em cidades grandes, pelo estilo de vida que se levam nestes locais e como minoria nas cidades pequenas, pelo fato de os preços não serem acessíveis ao custo de vida dessas determinadas regiões.
Segmentação comportamental: O volume de uso é alto, por conta da marca estar sempre renovando e inovando os seus produtos, faz com que o desejo e o ato da compra sejam mais frequentes pela maioria dos consumidores. Pode-se dizer que os clientes são leais, pois quem compra um produto da Apple, dificilmente tem grandes reclamações ou queiram trocar por outra marca, pelo contrário, muitos clientes apenas esperam a marca lançar um novo modelo do produto para poder trocar o antigo pelo mais atual.
Segmentação demográfica: Ambos os sexos.