Base de dados
1 Conceitos Fundamentais
Dados e Informação
Dado
Dados são todos os elementos que servem de base para a formação de opiniões ou para a tomada de decisões. Um dado é apenas um índice, um registo, uma manifestação objetiva, passível de análise, exigindo interpretação da pessoa para a sua manipulação.
Em si, os dados têm pouco valor, mas quando classificados, armazenados e relacionados entre si, eles permitem a obtenção de informações.
A informação apresenta significado e intencionalidade, aspetos que a diferenciam do conceitos de dados.
Informação
Informação é o dado processado, trabalhado, que permite ao executivo tomar decisões. É o resultado do tratamento dos dados existentes a cerca de alguém ou de alguma coisa.
Pode-se definir também a informação como um conjunto de factos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do facto em si.
2 Base de dados
Conceitos e definições
As bases de dados transformaram-se num componente essencial do dia-a-dia na sociedade moderna
Exemplo
depositar ou retirar dinheiro do banco
fazer uma reserva num hotel ou companhia aérea
fazer pesquisa de itens numa biblioteca informatizada
pesquisar preços de itens num supermercado
As atividades acima são exemplos de aplicações tradicionais de base de dados. Onde a maioria das informações são armazenadas através de textos ou números.
Há poucos anos atrás, a tecnologia permitiu novas aplicações para base de dados
Exemplos
Bases de dados multimédia: armazenam figuras, som e vídeo; SIGS – Sistemas de informação geográficas: armazenam e analisam mapas, tempo e imagem de satélite; Sistemas em tempo real: controlo de fabrico e processo de manufactura.
Base de dados: definição
É uma colecção de dados inter-relacionados, representado informação sobre um domínio específico (conceito geral)
É uma colecção de dados inter-relacionados referentes a um mesmo assunto e organizados de maneira útil com o propósito de servir de