Base Conceituais em Treinamento
Há muitos anos autores e estudiosos vêm acrescentando em estudos suas opiniões e diferentes visões dentro das áreas do conhecimento e desse modo, dando outros tipos de pontos de vista. Uma das principais atividades onde reconhecemos esse acontecimento é na pluralidade de conceitos e definições.
O estudioso Lawrie nos mostra que grande parte dos profissionais que exercem uma função, como por exemplo, de gestão de pessoas dentro das empresas, grande parte das vezes não distinguem treinamento, desenvolvimento e educação.
Esse modelo de estudo foi também observado por Bastos em 1991. Bastos diz no estudo que pelo menos quatro conceitos que são muito utilizados num ambiente corporativo:
Instrução, treinamento, desenvolvimento e educação.
Origem da expressão Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
Ao olharmos para o passado percebemos que desde os primeiros seres humanos que habitaram a terra o treinamento e desenvolvimento já eram fundamentais. Como por exemplo na época em que as pessoas sobreviviam com suas próprias caças, os pais ensinavam suas técnicas de caça a seus filhos a fim de repassar seu conhecimento e garantir a continuidade da espécie.
Treinamento – Instrução – Informação – Desenvolvimento – Educação
Normalmente dentro de instituições, nem todas as situações que geram de alguma maneira aprendizagem são ações formais de treinamento, desenvolvimento e educação.
Informação: Indução de aprendizagem, também definida como módulos e/ou unidades de conteúdo, disponíveis em diferentes meios, com principal tema a tecnologia da informação e comunicação.
Instrução: Simples forma aprendizagem que envolve definição de objetivos e aplicação de projetos instrucionais.
Treinamento: Aprendizagem mais prolongada com o intuito de desenvolver o profissional a solucionar problemas, é a formação de um funcionário.
Desenvolvimento: É uma progressão do treinamento. Após o treinamento