Bartimeu
Muito se tem falado e escrito sobre a cura de Bartimeu, mas quero também me deter um pouco sobre a pessoa de Bartimeu e em especial sobre esse encontro dele com Jesus.
Primeiramente, quero observar que Bartimeu ficava sentado à saída de Jericó. Por ser cego, ele era considerado amaldiçoado, portanto, não era bem-vindo à cidade e ninguém daria emprego à ele. Sobra a Bartimeu apenas pedir esmolas na saída da cidade.
Bartimeu em hebraico significa filho de Timeu; Timeu significa “muito estimado”. Isto nos mostra que não adianta sermos filhos muito estimados. Isto não é suficiente para recebermos prosperidade e cura; é preciso dizer como disse Bartimeu. E após a cura, em Mc.10.52 está escrito que Bartimeu seguia a Jesus.
Jericó era uma grande cidade comercial, portanto, muita gente entrava e saída da cidade todos os dias, passando por ali onde ele estava. As pessoas davam esmolas pra ele, como para outros que deviam ficar por ali também. Mas será que mesmo as que davam esmolas, será que davam por compaixão? Alguns, acredito que sim, mas a maioria, dava esmolas apenas por uma questão de obrigações religiosas, já que todo ?bom judeu? deveria dar esmolas aos pobres.
Vamos ver esse nome: Bartimeu. Bar-Timeu significa filho de Timeu. Se as pessoas o chamavam de bar-Timeu, sabiam quem era ele, sabiam até quem era seu pai, ou seja, era conhecido das pessoas. É provável até que seu pai fosse alguém rico, até mesmo respeitado na cidade. Mas bar-Timeu era apenas o filho do Timeu, o cego que esmolava na saída da cidade. Vou mais longe, chego a imaginar se sua família não o colocou pra fora de casa, pra que a ?maldição? não pesasse sobre a família. Mas, enfim, seu nome, mesmo, não se sabe. Conhecido de muitos, mas que o conhecia, realmente? Pode-se dizer até, que bar-Timeu era ninguém, era um ?sem-nome?.
Agora eu pergunto a você. Sim, você que clicou naquele link na página inicial desse site. Quem é você? Você é filho de Timeu? Será que é cego? O