barros
Angel
Rabelo do Rio Douro
O barco rabelo e um barco típico de Portugal , do Rio Douro , que antigamente transportava as pipas do vinho do Porto do Alto Douro , o vinho era armazenado , comercializado e enviado para outros países.
É um barco de rio de montanha, o rabelo não tem quilha e é de fundo chato, cujo tamanho varia entre 19 e 23 de metros de comprimento e 4,5 metros de boca. A sua construção é em tábuas sobrepostas, tábua trincada
Com uma vela quadrada, o rabelo era manejado normalmente por seis ou sete homens. Para governo, utiliza um remo longo à popa – a espadela. Quando necessário, os barcos eram puxados a partir de caminhos de sirga (caminhos ao longo das margens ) por homens ou por bois.
Gôndolas de Veneza
A gôndola é um barco típico da Lagoa de Veneza, na Itália Pelas suas características de altas manobras e velocidade, utilizou meios motorizados, a embarcação veneziana tem mais adaptação ao transporte de pessoas. Em Veneza os canais foram sempre mais utilizados como via de transporte. Atualmente é usada sobretudo para passeios turísticos. A gôndola é considerada uma das formas de encontro mais românticos de Veneza. Atualmente existem 426 gondoleiros, dos quais um é mulher .
Moliceiro
Moliceiro é o nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro região lagunar do Rio Vouga. Esta embarcação era originalmente utilizada para a apanha do moliço ( plantas aquáticas colhidas para o seu uso na agricultura , mas atualmente mais usados para fins turísticos .
Traineira
Traineira é uma pequena embarcação de pesca , com a popa reta, destinada a utilização de redes como instrumento para capturar peixes e levar para a cidade ou para o porto.
Falua
A Falua é uma embarcação que transportava normalmente carga e passageiros entre as duas margens do rio Tejo .É de pequeno porte com duas velas latinas