barroco
Barroco é um estilo artístico caracterizado pela extravagância, exuberância e excesso de ornamentos, que surgiu na Itália na segunda metade do século XVII e se estendeu até o começo do século XVIII.
O Barroco representava uma oposição ao Renascimento, cujas formas primavam pela harmonia e simplicidade. Nascido de uma livre interpretação das formas clássicas do Renascimento caracterizou-se pelo requinte, rebuscamento, grandiosidade e pelo exagero dos adornos.
Na literatura, o barroco consistia em uma corrente literária marcada pela virtuosidade da linguagem, refinamento e sutilieza das palavras. É marcada por uma sintaxe muito elaborada, com jogos de palavras e utilização habitual do hipérbato.
Aleijadinho
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em 29 de agosto de 1730 em Vila Rica (atual Ouro Preto).
É considerado um dos maiores artistas barrocos do Brasil e suas esculturas e obras de arquitetura encantaram a sociedade brasileira do século XVIII.
O artista usava em suas obras, madeira e pedra-sabão (matéria-prima brasileira), além de misturar diversos estilos barrocos (rococó e estilos clássico e gótico).
Aos 40 anos, ficou doente. Ninguém sabe ao certo o que o houve, mas especula-se que teve lepra e foi por causa da doença que recebeu o famoso apelido.
Aos poucos, foi perdendo o movimento das mãos e dos pés e para trabalhar pedia ao seu ajudante para amarrar as ferramentas no seu braço. Mesmo assim, continuou trabalhando em igrejas e altares de Minas Gerais.
Mina da passagem,
A Mina da Passagem, uma antiga mina de ouro que fica a 5 km do centro da histórica cidade de Mariana, é hoje a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. Ela esconde segredos e mistérios que encantam a todos.
Tida como a maior mina de ouro existente na região, começou a ser explorada em 1819 e ainda abriga parte do maquinário utilizado desde a época do começo de suas operações. Durante os anos de exploração da mina, foram extraídas do local