barroco
O estilo Barroco teve sua origem na Itália e rapidamente se espalhou por toda a Europa chegando inclusive ao Brasil, na época ainda uma colônia de Portugal. O Barroco no Brasil ou Barroco Brasileiro, iniciou-se por volta do século XVII com a instalação dos jesuítas e missionários no solo que até então era ocupado principalmente por nativos.Na época eram constantes os confrontos entre portugueses e índios, especialmente nas tribos mais hostis que não aceitavam a dominação.
Enquanto a colônia vivia esse contexto social a Igreja Católica enfrentava problemas em toda a Europa e havia perdido muito espaço e poder por meio das reformas religiosas. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. Os artistas barrocos deste período eram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de irregularidade.
Assim a arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
Cristo carregando a cruz, Santuário de Congonhas de Aleijadinho
NO BRASIL...
Apesar de o barroco brasileiro ter sido diretamente influenciado pelo barroco português,os efeitos resultantes dos diversos protestos que ocorriam na Europa foram sentidos no Brasil de forma um tanto diferente. Além de chegar tarde na colônia, o Barroco não possuia aqui a sofisticação europeia. A situação econômica das terras que hoje formam o Brasil não permitia grandes investimentos na formação de artistas, o que tornou a produção tecnicamente inferior a europeia mesmo com o apoio da Igreja Católica na função de patrocinar