Barroco
SUGIMERNTO
O barroco se desenvolve após o processo de Reforma Religiosa, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder.
Mesmo assim, a Igreja continuava influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa, devido a este enfraquecimento foi determinado que as pinturas e esculturas representativas nas igrejas apelassem para os sentimentos e mentes dos menos favorecidos intelectualmente e financeiramente, que estavam mais vulneráveis a expansão das ideias protestantes assim as manifestações artistas primeiramente foram empregadas como uma propagação da fé cristã e da doutrina católica.
Com esse pensamento o período barroco teve inicio na Itália e logo se desenvolveu na Espanha e Portugal, e desses países se propagou para todos os centros culturais da Europa e Novo Mundo, o termo barroco significa detalhe, saliência originou-se da frase portuguesa “perola barroca”, isso não quer dizer que a arte barroca admitisse imperfeições, mas sim uma arte contraria ao Renascimento que trazia uma racionalidade e sobriedade de detalhes.
Mesmo com o seu surgimento tenha sido para elevar o fervor religioso este estilo de arte começou a chamar a atenção dos nobres que viram nela uma chance de autopromoção assim começaram a surgir temas heroicos, místicos como um forte apelo à hierarquia e virtudes, essa representação só foi possível, pois a arte barroca deixa seus artistas livres para criarem, pois diferente do Renascimento não se seguia nenhuma regra ou padrão, sendo assim atingindo todos os elementos que compõe a arte.
BARROCO NO BRASIL
O barroco no Brasil chega através dos colonizadores tantos os religiosos jesuítas como também através dos leigos. No Brasil o barroco apesar de influenciado pelo portugueses adquiriu suas próprias características já que o pais sofria muito com a pobreza e a escravidão, a obra que marca o inicio do Barroco é a obra Prosopopeia de Bento Teixeira já na artes a grande produção esta