Barroco Portugal
Machado de Castro (Joaquim).
Escultor e estatuário.
Nasceu em Coimbra a 19 de junho de 1731, faleceu em Lisboa a 17 de novembro de 1822.
Joaquim Machado de Castro foi um dos maiores e mais nomeados escultores portugueses e um dos escultores de maior influência na Europa do século XIX e princípio do século XX. Filho de Manuel Machado Teixeira, organeiro e barrista, e de Teresa Angélica de Castro Taborda, Joaquim Machado de Castro nasceu em Coimbra, na freguesia da Sé, no ano de 1731. Em 1746, após a aprendizagem das primeiras letras junto dos jesuítas, abandonou a casa dos pais e partiu para Lisboa, cidade que viveu ate sua morte, no ano de 1822.
Inicia o trabalho com Nicolau Pinto, que descobre o seu talento, e frequenta o atelier do escultor José de Almeida até 1756, ano em que segue para Mafra já com alguma notoriedade profissional. Em Mafra colabora com A. Giusti (1715-1799) na modelação, nessa parceria ele aprende os mais importantes fundamentos do conhecimento da arte clássica de esculpir e desenvolve os seus processos criativos, gozando das possibilidades abertas pelos contatos com a maior concentração de obras de arte importadas da Itália disponível em Portugal na época, do convívio com outros artistas e do acesso a literatura e gravuras.
Em Outubro de 1770 é chamado a Lisboa com a encomenda da Estátua Equestre de D. José I para a nova Praça do Comércio. Para trabalhar com ele, como ajudantes vieram de Mafra José Joaquim Leitão, João José Elveni, Alexandre Gomes, Francisco Leal e depois Nicolau Vilela, António Machado e Manuel Lourenço.No culminar de um processo de concepção e elaboração complexo, o monumento é solenemente inaugurado em 6 de Junho de 1775 com Machado de Castro sendo impedido de participar da cerimónia, ficando a Estátua Equestre, porém, como a peça essencial para lhe assegurar novas encomendas e um próspero futuro artístico. Para além da escultura, descrevia extensamente o seu