Barroco na Espanha
Sociedade barroca
O Barroco se estende a partir da segunda metade do século XVI até o início do século XVIII, após o maneirismo, e deságua no rococó. O termo "barroco" significava em suas feias e repulsivas, começos bizarras, e foi aplicado de forma depreciativa. Aos poucos, perde o sentido pejorativo e é usado para descrever a arte do século XVII.
Esta era começou em um momento de crise em vários aspectos: econômico, político, social, religiosa, cultural ... o que levou a uma transformação pela sociedade que era economicamente e demograficamente estagnada. Na Península Ibérica, onde a Igreja exercia um poder forte, a Contra-Reforma foi introduzida eo Concílio de Trento (1545-1563) começou. Por causa da influência eclesiástica, uma das características mais notáveis é a sua Barroco espanhol temas religiosos em obras. Tenha em mente que a arte é usada para transmitir os ideais e crenças da igreja para os fiéis. A maneira de pensar também foi afetado pela transformação ; um novo tipo de ciência foi criado. Os problemas econômicos se refletiram em 1627, ano da falência espanhol. Um evento importante que marcou este período na Espanha foi a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), uma vez que voltou a levantar os conflitos no século anterior. Vendo que o ouro havia desperdiçado América, en1623-1650 foi uma forte depressão do comércio espanhol com ele. Na Catalunha incluir especificamente um fato histórico: os Reapers Guerra (1640), ou Guerra da separação da Catalunha, o que atrasou a política desta absorção pelo Castilla. Instabilidade social causada por este fato levou o banditismo, refletindo a crise econômica eo crescimento da população nos países catalães. Aqui, o período barroco teve um desenvolvimento cultural irregular.
Evolução
Benedetto Croce barroco definido como "uma variante de algo feio e repulsivo artisticamente falando", mas gradualmente perdeu seu valor pejorativo.
O Barroco foi um processo que teve lugar entre duas formas