Barroco No Brasil E No Mundo
Mirella Marolo Pasqual Salgado
São Paulo
2015
A origem do Barroco e o Barroco no Brasil
Durante o período colonial, a igreja católica teve grande influência na povoação e desenvolvimento da cultural nacional brasileira. Isto porque houve a preocupação da mesma em inserir sua ordem religiosa, já que na Europa, inicialmente na Itália, e posteriormente na Espanha e Portugal, a ocorrência de conflitos, entre os séculos XVI e XVII, de ordem social, política e econômica, especialmente religiosa, abalaram a estrutura medieval da Igreja. Destacamos os seguintes fatos ocorridos durante esse período: o surgimento do movimento em oposição ao Cristianismo, a Reforma Protestante ou Luterana, liderada por Calvino e Lutero, ocasionando a divisão da Igreja, que divergiam quanto às questões Éticas, morais e sociais (FARACO e MOURA, 1997). A Igreja Católica precisou rever seu funcionamento e dogma, o que motivou um movimento para que revitalizasse as atividades religiosas, fundando várias ordens religiosas, pela fé católica. (...)
(...) Dessa tensão em que o homem tenta conciliares os dois valores - antropocentrismo e teocentrismo (Deus o universo) - no qual lança a angustia e em suas ideias as concepções e manifestações artísticas; a esse novo movimento deu- se o nome de Barroco.
(...) O propósito de o Barroco é impressionar o espectador, pelos sentidos e emoções, por isso podemos apontar as seguintes características: o gosto pelo monumental, pela assimetria, nada mais é que uma tentativa de oposição à sobriedade, num estilo retorcido; à vontade de impressionar, apelar para afetividade e imaginação, de intensidade dramática; exibição de riqueza material, oferecendo contemplação aos materiais, tais como o ouro e pérolas; a importância da superposição decorativa e o gosto pelo insólito e pelo singular (TIRAPELI, 2005).
(...) As ocorrências dessas quebras de estruturas históricas na Europa atingiram também ao Novo Mundo, à