barroco italiano
ITALIANO
FOTOELEMENTO
EUROPEU
bASÍLICA DE SÃO PEDRO, GIAN LORENZO BERNINI
COLUNATA
Cristo em Casa de Marta e Maria. 1578, de Tintoretto.Dim. 170 X 145 cm. Óleo sobre tela. Pinacoteca , Munique.
uma longa sequência de colunas ligadas em entablamentos, que frequentemente constituem um elemento autónomo, como na famosa colunata curva elíptica que Gian Lorenzo Bernini desenhou para a envolvente da Basílica de São Pedro no Vaticano.
CONTRASTE
Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
Igreja de Santa Inês, Roma
MEANDROS
elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores.
DRAMATICIDADE
Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
A Arte Barroca originouse na Itália (séc.XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e chegar ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Foi patrocinado pelas cortes e pela
Igreja Católica que, inclusive, fez da arte seu grande meio de “propaganda”. Esta ideia também foi aprovada pelos governantes seculares para seus próprios fins, o que aumentou a produção de quadros e estátuas da Virgem Maria, mártires e santos, particularmente em estado de êxtase ou meditação.
Uma das maiores colocações do Barroco foi totalmente oposto à visão antropocêntrica do
Renascimento, pois não interessava a perfeita beleza, o equilíbrio, a serenidade e a harmonia absoluta. Na verdade, os novos tempos exigiam uma postura interiorizada, uma procura da espiritualidade, algo extremamente comovente, para despertar a fé e o respeito aos dogmas, que não deixasse a menor dúvida das manifestações dos sentimentos humanos. FOTOELEMENTO
EUROPEU
FACULDADE MATER DEI
ARQUITETURA E URBANISMO
Caravaggio, A Ceia em Emaús,